Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O que todo mundo quer é ser ACEITO!

Créditos da Foto: http://www.institutoalinepastori.com.br
Em seu último programa, Oprah Winfrey disse algo que me tocou bastante: "O que todo mundo quer é ser aceito." E pediu para que chegássemos em casa e disséssemos aos nossos pais, cônjuges, filhos: "EU TE ACEITO."

Isso mexeu bastante comigo, pois acredito que não existe forma de amor maior do que aceitar o outro com todo o seu infinito particular, sem querer modificá-lo ou impor qualquer uma de nossas crenças.

Aceitar não significa submeter-se a comportamentos abusivos, mas aceitar o outro com todas as suas delícias e suas dores, com todas as suas minúcias e todas as suas máximas, compreendendo suas dificuldades, e auxiliando-o a galgar os degraus do progresso com carinho, sem imposição, respeitando seus limites e, por outro lado, aprendendo com seu ponto de vista divergente, que talvez seja até mais amplo que o nosso e, por isso, capaz de descortinar ante a nossa visão horizontes belíssimos que não seríamos capazes de enxergar sozinhos.

Mas, como podemos aceitar o outro se ainda não aprendemos a aceitar a nós mesmos?

Sim. Vejo que a forma mais difícil de aceitação é aquela que se refere a nós mesmos. Por que a auto-aceitação é tão difícil? Por que somos tão duros conosco mesmos ante as nossas limitações? Não aceitamos qualquer pequeno equívoco, brigamos com nossa aparência, com a forma com que pensamos que devíamos desempenhar nossos papéis, nos comparamos com pessoas extremamente diferentes de nós, cremos ser possível dominar o dia e o tempo para que tudo ocorra como planejamos, nos castigamos com pensamentos destrutivos...

A verdade é que, para que sejamos capazes de aceitar o outro, necessário se faz que aprendamos, primeiramente, a aceitar a nós mesmos, a nos amar e a nos respeitar, para que então possamos oferecer amor e respeito. Afinal, não é possível doar aquilo que não se tem.

Como sugerido por Oprah, diga às pessoas que você ama que você as aceita, mas diga com atitudes! Olhe-se no espelho e diga a si mesmo que você se aceita e se admira e se orgulha de ser quem você é, mas diga também com atitudes positivas, que te façam crescer e ter orgulho de si mesmo verdadeiramente.

Siga em frente, aceitando os seus erros e fazendo o melhor para se aperfeiçoar a cada dia, mas sem impor a si mesmo metas demasiado urgentes, exageradas e desnecessárias.

EU ME ACEITO, ME ADMIRO E APRENDO COM MEUS ERROS!

EU TE ACEITO, TE ADMIRO E APRENDO COM SEU PONTO DE VISTA!

E VOCÊ, ESTÁ DISPOSTO A ACEITAR?


Boa Noite!!!