Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

O Amor é uma Escolha!

Boa noite!!!

Uma metáfora linda, para terminar o domingo...


“Uma mulher casada foi visitar um sábio conselheiro e lhe disse que já não amava seu marido e que queria se separar.
O sábio a escutou, olhou-a nos olhos e disse somente uma coisa: ‘AME-O’. Depois ficou quieto.
‘Mas já não sinto nada por ele’, respondeu a mulher.
‘AME-O’, disse novamente o sábio diante do desconcerto da esposa.
Depois de um silêncio oportuno, disse mais: ‘O amor é uma decisão, não um sentimento. É dedicação e entrega. Amar é um verbo, e o fruto dessa ação é o amor. O amor é como um trabalho de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparada porque haverá pragas, secas ou temporais, mas nem por isso abandone seu jardim. Ame seu parceiro, ou seja, aceite-o e respeite-o, dê a ele afeto e ternura, admire-o, compreenda-o... É só isso.

AME-O e verá que o AMOR nunca acabou, só dormiu na rotina...

O AMOR NÃO É UM SENTIMENTO, É UMA ESCOLHA!"

(autor desconhecido)



Como bem disse esta párabola que eu adoro, AMAR é um verbo e um verbo sempre representa uma ação.

Lembro-me de um livro de Mário de Andrade, que li na época do colégio: "Amar, verbo intransitivo"...

O verbo AMAR na realidade, é transitivo direto, pois necessita de um complemento (sem preposição). Quem ama, sempre ama algo ou alguém. Entretanto, conforme este título AMAR é classificado como verbo INTRANSITIVO, que não necessita de complemento.
Para mim, AMAR é um verbo intransitivo, pois o amor e o ato de amar existem por si, não dependem de complemento, não dependem de reciprocidade. O amor nasce mesmo que o ser amado não o corresponda ou mesmo nem saiba que é amado. Entretanto, apesar de nascer completo, o amor precisa de cuidados para vigorar.

O AMOR nasce como sentimento, ser substantivo que é. Outrossim, só sobrevive e se fortalece quando se transforma no verbo AMAR, quando se associa aos verbos CUIDAR, COMPREENDER, PERDOAR, DEDICAR, RESPEITAR, ACEITAR e alguns outros mais.

O AMOR surge como sentimento, mas se transforma em ESCOLHA!

Nós escolhemos contemplar o AMOR ou vivenciar o AMAR...

A maioria das pessoas acha trabalhoso conjugar o verbo AMAR e vive "substantivando" a vida, transformando os sentimentos em coisas, em cálculos, em clichês.

O Amor é como uma flor delicada que precisamos cultivar. Pode ser trabalhoso, requer zelo, paciência, constância, muitos cuidados. Entretanto, sempre vai espalhar perfume e beleza em nossa vida. E o retorno que recebemos, faz tudo valer a pena.

Todos os casais têm seus momentos de crise. Quando enfrentamos esses momentos, eu procuro sempre me lembrar dos motivos porque me apaixonei por meu marido. No quanto ele é especial e em como me faz sentir viva e me faz ter vontade de continuar em frente. Tudo se renova, tudo renasce e eu consigo enxergar com mais clareza o porquê de eu ter escolhido estar aqui. Foi a melhor escolha que eu já fiz em minha vida!

A rotina pode ser uma armadilha se ficarmos aprisionados a ela. O Amor tem que ser renovado e revivido a cada dia. Nossa vida requer constantes escolhas...

EU ESCOLHO O AMAR,
                           o verbo intransitivo,
                                 a ação que só depende de mim!

                                                                             E VOCÊ?

3 comentários:

Ricardo Borges disse...

Amor, vc é demais mesmo! Continuo cada dia mais seu fã!

sara disse...

muito bom! doreiiii

Unknown disse...

Eu me arrepio ao ler os seus texto, ou melhor os seus poemas.. lindo lindo... mil vezes lindo...Bom demais ter te conhecido ter tornado sua amiga...Para poder presenciar momentos assim e ver como e bom amar e esta ao lado de pessoa que agente ama...Já te amo como se fossemos amigas de longas datas...bjim Tati...