Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LIBERTE SUA MENTE!!!

Persistência x Mudanças

Contam que certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e se debater e afundou.
Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali alçar vôo para algum lugar seguro.
Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como elogio à persistência, que, sem dúvida, é uma hábito que nos leva ao sucesso, no entanto...
Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba por ele" A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso e, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta, afundou no copo cheio de água.
Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças de ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados, até que afundamos na própria falta de visão? Fazemos isso quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está de fora da situação nos diz. 
(Autor Desconhecido)

Esta metáfora retrata bem a nossa forma habitual de encarar os problemas. Sempre queremos resolvê-los da mesma forma, mesmo em circunstâncias totalmente diferentes.
Eu, particularmente, sou uma pessoa muito teimosa e quando cismo que alguma coisa tem que ser daquele jeito... Ai, ai, ai! Ninguém me tira da cabeça: ou eu acerto ou quebro a cara!!!
A teimosia em alguns casos é até benéfica, quando tudo dá certo, mas quando dá errado é super difícil aceitarmos que nossas convicções estão ultrapassadas.É difícil encarar o novo e aceitar novos pontos de vista.
Estou sendo obrigada a engolir novas formas de resolver as coisas, em uma cidade distante da minha, com uma cultura e clima muito diferentes. 
O que funcionava em minha rotina, alimentação e tudo o mais em minha cidade natal, não funciona aqui e fiquei meses batendo a cabeça e lamentando que tudo estava errado.
Depois que resolvi ouvir meu esposo, e comecei a fazer tudo diferente, adaptando-me à nossa nova realidade, os bons resultados começaram a aparecer.
Precisamos libertar nossas mentes e nos desapegar do "nosso jeito" de fazer as coisas. O mesmo problema, em condições diversas, só terá solução com atitudes diferentes.
Deixemos a teimosia de lado e passemos a ser mais observadoras e boas ouvintes!!! Eita mulherada que gosta de falar!!! rs
Se não der certo de um jeito, não fique tentando, procure resolver de outro. Você poupará tempo e energia...
#ficaadica

bjos

Um comentário:

Unknown disse...

Que bom que vc veio pra cá, pois graças a isso te conheci e percebo a cada dia a pessoa maravilhosa que vc é...e ao pouquinhos como o mineirinho faz comendo queto vc acostuma... bom te vc aqui adorei...